Geografia de Pastos Bons-MA

30/03/2011 22:19

 

Pastos Bons: lugar de natureza exuberante e costumes preservados pelos moradores

 

Autor: Reginaldo Rodrigues/ do Cazumbá Online

 

Com uma comunidade preocupada em preservar os costumes locais, Pastos Bons aposta em um futuro promissor, entre os quais está a de ser capital do tão sonhado Estado do Maranhão do Sul

Conhecer a História, a cultura e a beleza natural transformou-se em algo prazeroso e inesquecível. Com o projeto Andanças, do Jornal Cazumbá, é possível apresentar ao leitor o melhor do Maranhão.

Em algum momento na vida, já se ouviu falar de Pastos Bons, seja como referência à alimentação de bovinos, devido à pastagem de primeira ou como uma região propícia para criações diversas. Mas, aqui nos referimos a bi-centenária Pastos Bons, uma cidade com muitas histórias e de beleza natural única, que está situada no Suleste do Maranhão. Com seu jeito sertanejo e com um pé no passado, o município de Pastos Bons, hoje é bem menor que em tempos passados, pois dela saíram diversos outros municípios, mas sua história, sua gente, seus costumes continuam amplos.

Chegamos a Pastos Bons após uma longa viagem pela região central do Maranhão, em direção ao sul do Estado. A primeira impressão de um lugar pacato, um tanto quanto bucólico, se confirma através da atmosfera saudosista no ar. Após uma sessão de fotos, uma casa nos chamou a atenção, pois ali está a “Pequena Memória de Pastos Bons”. Um museu, construído e mantido pelo Sr. Cristóvam Teixeira, que no intuito de manter viva algumas lembranças de infância, terminou resgatando parte da história escrita, fotografada até então perdida. Despertando, assim, nos moradores a importância de construir uma Casa de Cultura na cidade. Liderado por um grupo de intelectuais, tendo à frente o jurista Celso Barros Coelho, o grupo implementou o projeto do embrião da Academia Pastos Bonense de Letras.

“... Foi uma tarefa difícil, mas com ajuda dos amigos de Pastos Bons, e a comunidade que começou a nos presentear com todo esse acervo, resgatado até mesmo em quintais. Hoje é possível apresentar aos visitantes e até mesmo aos moradores mais novos, a riqueza de Pastos Bons” falou o Sr. Cristóvam, com muito orgulho do material coletado.

Aos turistas que chegam ou mesmo retornam a cidade o museu é uma visita imperdível. As peças ali expostas  remetem aos costumes da comunidade e são retratadas em pequenos objetos domésticos, peças religiosas, montarias, entre outras. Também funciona na casa, uma biblioteca para pesquisas estudantis com acervo doado e mantido pelo Sr. Cristóvam Teixeira.

Em Pastos Bons, o visitante pode, no subir e descer das ladeiras, observar um complexo arquitetônico e paisagístico muito interessante. É notória a harmonia entre a natureza, o passado, o presente e a perspectiva de um futuro promissor, entre os quais está a de ser capital do tão sonhado Estado do Maranhão do Sul, ou como já sonhavam os antepassados “A República de Pastos Bons” ou “Estado do Itapecuru”, em homenagem ao mais maranhenses dos Rios que banham o Estado.

Histórico/Origem do Nome

No inicio do século XVIII, quando a colonização do Maranhão, em pleno ciclo da cana-de-açúcar, não tinha ainda se afastado dos engenhos no litoral, o máximo que se tinha chegado era a Aldeias Altas, hoje Caxias. Vaqueiros procedentes do vale do São Francisco/PE e da Serra do Ibiapina/CE, iniciaram a devastação dos sertões maranhenses. Extasiados com a imensidão do verde dos campos, zona ribeira ao Rio Parnaíba, os exploradores já cansados da monotonia das caatingas do semi-árido nordestino, deram o nome do lugar de Pastos Bons, numa alusão a fartura de pastos ao rebanho, tornando a vida pastoril mais tranqüila.

Segundo César Marques, a versão contada hoje, é que os primeiros habitantes do lugar foram os índios amanajós, que se diferenciavam das demais tribos da região pela sua fisionomia, por serem louros e de pele mais clara. Ainda César Marques afirma que durante a Guerra da Balaiada, Pastos Bons, sofreu ação devastadora, e que em 8 de março de 1839, a cidade foi tomada pelos revolucionários que chegaram a cidade com mais de 500 homens, que arrombaram a cadeia, saquearam casas, queimando outras, matando muitos, assolando toda região, deixando de pé somente a Igreja da Matriz, chamada pelo falecido presidente Olimpio Machado como “o melhor templo do interior do Maranhão”.

Localização/Fundação

Localizada na região leste do Estado, na microrregião da chapada do Alto do Itapecuru, a economia do município é baseada na agricultura de arroz, milho, feijão, pecuária e indústria extrativista de minério (calcário). Em 1764, Pastos Bons, passou a categoria de vila, passando então a esperar com a criação da República de Pastos Bons, mas tudo não passou de um sonho, com a elevação de vila à cidade.

Vultos

Terra de homens valorosos, que lutavam por seus ideais, dentre eles: Teoclites Teixeira, José Neiva de Souza, Padre Constantino Vieira, Ângela Benicio de Oliveira e Odorico Xavier de Almeida, entre outros que fizeram do município de Pastos Bons um celeiro na educação, arte e cultura. Todos sonhavam com uma terra para seus descendentes

Atrativos culturais/naturais

Estando em Pastos Bons, o visitante não pode deixar de fazer um passeio pelo centro da cidade. Conhecer os casarios, visitar a Igreja da Matriz de São Bento com sua pia batismal, lavrada em pedra estilo barroco, em semelhança as obras de Aleijadinho. Segundo alguns moradores, o próprio escultor foi quem fez a pia batismal.

Outra pedida imperdível é a subida aos morros e serras próximos ao centro, de onde se tem uma visão de toda a cidade. Para se refazer do subir e descer de ladeiras, o visitante pode desfrutar do banho dos fortes, uma queda d’água cristalina a 6 quilômetros do centro ou se preferir pode esticar em um banho no rio Parnaíba, na vizinha cidade de Nova Iorque (New York) do Maranhão que fica a 11 km de Pastos Bons.

Infra-estrutura

Dotada de pousadas, restaurantes, bares e praças com coreto, que se você tiver sorte poderá até ver a banda tocar, dando aquele ar saudosista, lembrando de muitas cidades do interior que parava no domingo para ver a banda (tocar), passar.

Outra pedida é a culinária local, com seu estilo sertanejo, destaque para lingüiça preparada ali mesmo, o arroz de Maria Isabel, galinha ao molho e a tradicional carne seca, que agrada a todo paladar.

Festas/Festejos

Cidade alegre e bastante festiva, mas o apogeu é as festividades de São Bento o padroeiro do município, que acontece sempre na última semana de julho. Ainda tem as festividades de Nossa Senhora de Guadalupe e Nossa Senhora de Aparecida.

Outras festividades muito apreciadas são as festas juninas e o carnaval que atrai milhares de brincantes, ainda tem a tradicional vaquejada como ponto alto nas festividades do município.

Distância

Distante 550 km de São Luís, Pastos Bons tem área territorial de 1.620 Km², limitando com os municípios ao Norte, Buriti Bravo, Parnarama; Leste, São Francisco do Maranhão; ao Sul, São João dos Patos e Paraibano; e a Oeste, com o município de Colinas.

População estimada em 16.425 habitantes. O acesso até o município está em condições razoáveis podendo ser feito pelas MA’s 036, 034 e 134. Tempo de viagem de sete horas, a partir de São Luís, altitude de 190 metros.

Ponto Alto

Bastante receptiva, sua comunidade um tanto quanto tradicionalista, tem sido benéfico à cidade, que tem mantido suas tradições conservando alguns valores educacionais, mostrando aos mais jovens o papel que seus antepassados desenvolveram. Tem o clima tropical tolerável que faz a diferença.

Ponto Baixo

O esvaziamento do Centro Histórico tem se constituído como algo danoso ao patrimônio do município uma vez que há falta de visão do poder público em revitalizar esta artéria, ou criar políticas culturais que preserve ou conservar parte da memória de Pastos Bons, mostrada em seus casarios.

 

 

Fundação: 28 de julho de 1654
Gentílico: Pastosbonenses
Prefeito Atual: Enoque Ferreira Mota Neto (PTB) (2009-2012)
Lema: Cidade de Todos
Unidade Federativa: Maranhão
Mesorregião: Leste Maranhense IBGE/2008
Cidade-Polo da Mesorregião: Caxias
Microrregião: Chapada do Alto Itapecuru IBGE/2008
Cidade-Polo da Microrregião: Colinas
Bioma: Cerrado
Municípios Limítrofes: Passagem Franca, Nova Iorque, Sucupira do Norte, Paraibano, São João dos Patos
Distância até a capital:
550 km
Área: 1 620,196 km2
População: 18 079 hab. IBGE/2008
Densidade: 11,16 hab./km2
Relevo: Planalto
Bacia Hidrográfica: Parnaíba
Localização - Latitude: 06° 36’ 06 S; Longitude: 44° 04’ 36 O;

Altitude: 309 metros
Clima: Tropical Com Estação Seca
Fuso Horário: UTC-3
IDH: 0,613 médio PNUD/2000
PIB: R$ 51 038,286mil IBGE/2008
PIB per capita: R$ 2 826,82 IBGE/2005
CEP: 65870-000
DDD: (099)
.

 

Geografia

O Município de Pastos Bons está localizado a 550 km de São Luís, Capital do Estado do Maranhão, situada na microrregião das chapadas do Alto Itapecuru, limita-se com os municípios de Passagem Franca, Nova Iorque, Sucupira do Norte, Paraibano, São João dos Patos. Sua área territorial é de: 1 620,196 km2. O Município de Pastos Bons conta com acesso fácil ao Nordeste, passando por São João dos Patos (47 km) e chegando a Floriano, no Piauí, no outro lado do rio Parnaíba, a 145 km. Com 26 km, alcança, em Orosimbo, a BR 135 que dá acesso a Colinas, Presidente Dutra, até São Luís que fica a 549 km. Pela BR 230, no sentido oeste, vai a São Domingos do Azeitão (74 km), São Raimundo das Mangabeiras (172 km) e Balsas (262 km), passando pelos acessos a São Félix de Balsas e Loreto. A 225 km, atinge-se o entroncamento com a MA 006 que dá acesso a Fortaleza dos Nogueiras, Formosa da Serra Negra e Grajaú, já na BR 226, podendo-se ir, num sentido, a Barra do Corda e, noutro, a Porto Franco e Imperatriz. Conta hoje com uma população estimada em: 18 079 habitantes. Pastos Bons possui clima característico, Tropical com estações secas. A temperatura mínima média é de 23° chegando a 18° ou 16° nos meses que são considerados mais frios que são de Junho a Agosto sendo comum a cidade acordar por uma camada de névoa seca. Á temperatura máxima chega a ser agradável 29° a 32°C. A cidade possui meses excessivamente quentes que vão desde a metade de Agosto até o fim de dezembro. A umidade cai bastante chegando a níveis que são considerados críticos abaixo de 30%. Nos anos de EL NIÑO a chuva que começa em Dezembro atrasa e muitas das vezes cai de forma irregular em plena estação chuvosa (Dezembro a Maio) sendo comum os chamados veranicos, o que afeta diretamente os produtores de arroz da região.

 

 

Perfil do Munícipio

Aspectos Gerais



Urbanização

A cidade apresenta uma concentração de construções, de veículos e de pessoas que trabalham em atividades do comércio, e da prestação de serviços. Essas atividades, chamadas de atividades urbanas, necessariamente estão sempre próximas umas das outras para que possam se desenvolver.

Veja, por exemplo, esta paisagem urbana de Pastos Bons.

Na foto, o movimento de pessoas na Av Domingos Sertão (BR-230) Av de comércio em nosso município.

 

 

 

A cidade está situada na BR 230  tem um bom fluxo de carretas transportando grãos de Balsas para o sudeste do país, com acesso fácil ao Nordeste, passando por São João dos Patos (47 km) e chegando a Floriano, no Piauí, no outro lado do rio Parnaíba, a 145 km. Com 26 km, alcança, em Orosimbo, a BR 135 que dá acesso a Colinas, Presidente Dutra, até São Luís que fica a 549 km. Pela BR 230, no sentido oeste, vai a São Domingos do Azeitão (74 km), São Raimundo das Mangabeiras (172 km) e Balsas (262 km), passando pelos acessos a São Félix de Balsas e Loreto. A 225 km, atinge-se o entroncamento com a MA 006 que dá acesso a Fortaleza dos Nogueiras, Formosa da Serra Negra e Grajaú, já na BR 226, podendo-se ir, num sentido, a Barra do Corda e, noutro, a Porto Franco e Imperatriz.

A cidade conta com diversas ruas, avenidas e bairros. Hoje praticamente toda cidade é pavimentada, inclusive os bairros mais pobres graças ao constante trabalho do prefeito Enoque Mota que vem transformando a cidade em uma das mais bonitas e promissoras do leste maranhense, com avenidas largas e arborizadas e um portal de entrada em forma de triunfo, desejando boas vindas aos turistas, que se encantam pela hospitalidade do povo Pastosbonense.


Na foto, portal de entrada de nosso município.

 

A iluminação elétrica é de responsabilidade da CEMAR.

A corrente elétrica distribuída é de 220 volts, frequência de 60 ciclos/segundo e o Município recebe energia da Hidrelétrica de Boa Esperança em Guadalupe-PI

 

MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS

 

 

A religião predominante é a cristã católica, sendo São Bento o protetor da cidade. O santo aglomera um grande número de fiéis, cujo festejo ocorre na última semana do mês de junho e que hoje pode ser considerado o maior do Leste Maranhense até antes da construção do seu monumento na Praça Ângelo Teixeira. A cidade também conta com número significativo de cristãos evangélicos.

 

 

Economia, Educação e Infraestrutura.

Economia


Pastos Bons é a mais velha das cidades, com mais de 400 anos de história. Nasceu nos caminhos do gado da colonização à base da pecuária que veio da Bahia pelo Piauí, graças aos pastos bons que eram fartos, sob cujas benesses se deu a colonização de todo o sul do Maranhão, a partir de meados do século XVII, diferentemente da colonização do litoral que foi feita com base na agricultura. 10


A economia da cidade é bastante variada se destaca na produção de cachaça e na pecuária. Possui uma grande produção de arroz e cana-de-açúcar para a produção da cachaça. Cada vez mais a cidade cresce tendo apoio dos produtores da região. A cada dia cresce o número de escolas de caráter universitário, instituições publicas e privadas. O que faz crescer as expectativas de desenvolvimento da cidade. O comercio da região também é o melhor.

 

Tem uma área plantada de cana-de-açúcar de 70 hectares. A produtividade de 39.500 kg/ha deu uma produção de 2.205 toneladas de cana, no valor de R$ 331.000,00.

Segundo dados levantados pelo ESTUDO DE MERCADO DA CACHAÇA DO SERTÃO MARANHENSE pelo consultor Valdemar Cabral de Paula ao Projeto ALAMBIQUES DO SERTÃO MARNHENSE desenvolvido por Rosilene Tavares Andrade Gerente da Unidade de Negócios do SEBRAE em Balsas (MA), são cerca de 54 engenhos com uma produção total de 540.000 litros de cachaça por ano.

O consumo per capita, no município, é da ordem de 31 l/ano, muito acima dos 11 l/ano do consumo nacional. 11

Um produtor local vende boa parte de sua produção em Balsas, ele próprio, a preço de R$ 2,50 o litro. Um outro produtor, há tempo, não vende a produção, mantendo-a em processo de envelhecimento, alegando a baixa do preço como motivo para tal, que é praticado, no município a R$ 1,00. Mas ele, embora sem registro, consegue vender alguma parte engarrafada e com rótulo, a um preço compensador de R$ 5,00 o litro, já que o preço praticado, na região, varia de R$ 1,00 a R$ 2,00, no máximo. O restante da produção é vendida no próprio município, em municípios vizinhos e em outros municípios do Piauí de quem está muito próximo.

Sua produção de grãos chega a 6.594 toneladas de arroz, 1.378 toneladas de milho e 224 toneladas de feijão.

 

 

10 CABRAL, Maria do Socorro Coelho. Caminhos do gado. 1. Ed. São Luís: Edições SECMA, 1992, pág. 104.

11 O consumo per capita é, aqui, meramente um raciocínio matemático, não revelando exatamente este consumo, pois boa parte da produção dos municípios é vendida fora do município.

 

 

 

 

 

 

  

Rede Pública de Ensino

Relação das Escolas – Pastos Bons


Total de Escolas: 33
Escolas rurais: 23
Escolas urbanas: 10

     


Fonte: MInistério da Educação - INEP 04/2010


 

Esfera

Escola

Município

Área

Sl de Aula

Alunos

Func**.

Municipal

EM SAO SEBASTIAO

PASTOS BONS

Rural

2

90

11

Municipal

EM NSA SRA DAS GRACAS

PASTOS BONS

Rural

2

29

3

Municipal

ESCOLA ZACARIAS REGO

PASTOS BONS

Rural

2

29

5

Municipal

EM TABELIAO LUSO SANDES RAPOSO

PASTOS BONS

Rural

2

13

2

Municipal

EM PRES MEDICI

PASTOS BONS

Rural

2

62

10

Municipal

EM SAO LUIS

PASTOS BONS

Rural

2

55

7

Municipal

EM JOSE BONIFACIO

PASTOS BONS

Rural

3

102

14

Municipal

COLEGIO DESEMBARGADOR MOACIR SIPAUBA DA ROCHA ANEXO

PASTOS BONS

Urbana

8

211

31

Municipal

EM SEN SEBASTIAO ARCHER

PASTOS BONS

Rural

2

11

2

Municipal

EM STA INES

PASTOS BONS

Rural

2

25

4

Municipal

EM STA RITA

PASTOS BONS

Rural

1

34

6

Municipal

EM PREFEITO JOSE GONCALO

PASTOS BONS

Rural

6

138

15

Municipal

EM STA TEREZINHA

PASTOS BONS

Rural

1

10

2

Municipal

EM TIRADENTES

PASTOS BONS

Rural

1

25

4

Municipal

EM JARBAS PASSARINHO

PASTOS BONS

Rural

3

119

14

Estadual

CENTRO DE ENSINO DR JOSE NEIVA

PASTOS BONS

Urbana

6

542

37

Municipal

UE ENOQUE FERREIRA MOTA

PASTOS BONS

Urbana

4

222

25

Estadual

CE THEOPLISTES TEIXEIRA

PASTOS BONS

Urbana

8

220

42

Estadual

CE GOV JOAO CASTELO

PASTOS BONS

Urbana

10

627

45

Municipal

JI BEM-ME-QUER

PASTOS BONS

Urbana

4

184

17

Municipal

JI ABC

PASTOS BONS

Urbana

4

177

17

Municipal

EM DES MOACYR SIPAUBA DA ROCHA

PASTOS BONS

Urbana

9

630

57

Municipal

EM DEP TEMISTOCLES TEXEIRA

PASTOS BONS

Rural

4

209

23

Municipal

EM DEUSDETH GASPAR

PASTOS BONS

Rural

2

63

8

Municipal

EM JOANA MOTA

PASTOS BONS

Rural

2

24

4

Municipal

EM EPITACIO PESSOA

PASTOS BONS

Rural

1

21

4

Municipal

EM JOSE DE ALENCAR

PASTOS BONS

Rural

2

16

2

Municipal

EM ANGELA BENICIO DE OLIVEIRA

PASTOS BONS

Urbana

13

841

64

Municipal

EM LUIZ FERREIRA MOTA

PASTOS BONS

Rural

2

68

7

Municipal

EM SAO BENTO

PASTOS BONS

Rural

2

39

4

Estadual

CE GOV JOAO CASTELO - ANEXO VARZEA DO MEIO E ROCADO

PASTOS BONS

Rural

5

71

8

Estadual

CE GOV JOAO CASTELO - ANEXO SANTA FE E ANAJAS

PASTOS BONS

Rural

6

131

7

Municipal

CRECHE SAO JOSE

PASTOS BONS

Urbana

4

227

17